SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

segunda-feira, 19 de março de 2018

Ofensa Fácil por Sylvio Schreiner


Todos conhecem alguém que se ofende fácil e rapidamente, mesmo quando não há razão para tanto. E essa pretensa ofensa é sentida por essas pessoas como algo extremamente intenso e poderoso e como algo muito difícil de tolerar. O resultado nunca é positivo e quem vive assim está sempre tenso e defendido em todos os momentos, transformando a própria vida em algo muito pesado.

De onde vem tanta ofensa fácil assim? Por que há pessoas que levam alguns comentários alheios na brincadeira ou de maneira proveitosa até, enquanto outras ficam iradas com algumas palavras que escutam aqui e ali? A resposta se encontra na forma como cada um se vê e se trata, na maneira como se organiza o ego de cada um. Podemos entender o ego como uma instância psíquica que nos permite nos ligar ao mundo, aos nossos mecanismos de defesas e até à forma que vamos nos relacionar conosco. Não existe alguém sem ego, porém dependendo de como o ego se estruturou a vida pode ser vivida de uma maneira ou outra.

Há pessoas que não tiveram a chance de desenvolver um ego sadio e por isso mesmo possuem sobre si uma visão de “eu” deturpada. O que existe é então um ego idealizado, que nega a realidade e se arma com mecanismos de defesa psíquicos muito intensos e primitivos. A pessoa lida, portanto, não com a realidade, mas com a ideia que faz de si própria e do mundo. Dá tanta importância para si mesma e para o que crê que representa que qualquer coisa que a contraria é sentido como um ataque pessoal. Pessoas assim estão sempre se sentindo atacadas e não admitem contrariedade alguma. Seu sentimento de “eu” fica tão deturpado por megalomania e ilusões que passam a ser violentas quando há algo na vida que as frustram ou alguém que as contradiga.

Quando alguém é violento seja por qual razão for: religião, ciência, esporte, política, etc., é devido a esse ego idealizado e deturpado. Acreditam que são muito mais importantes do que de fato são e se zangam facilmente, moldando tudo o que lhe são dito e feito como ofensa. Quem se ofende fácil é porque tem um ego muito megalômano e dificulta se relacionar consigo mesmo e com os outros de forma mais prazerosa e tranquila. Fica muito mais próximo da violência e reduzem muito a chance de viver com eficiência.


Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }