SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

PORTUGUÊS: DICAS RÁPIDAS E ÚTEIS



1) "Eu não consigo ADVINHAR o que você está pensando."
Dica: A grafia correta para quem quer descobrir algo, desvendar um mistério, é: ADIVINHAR (com ADI). Então, o correto é: "Eu não consigo ADIVINHAR o que você está pensando."

2) "Hoje, O ALFACE estava uma delícia!"
Dica: Se você estiver falando daquela folha, muito comum em saladas, o correto é A ALFACE, pois é um substantivo feminino: "Hoje, A ALFACE estava uma delícia!"

3) "Em algumas cidades do Brasil, a temperatura pode chegar a zero GRAUS."
Dica: Cuidado! ZERO é singular. Então, a concordância é mantida no singular. O correto é ZERO GRAU.

4) "Que horas são? Agora SÃO uma hora da tarde!"
Dica: O caso é similar ao anterior. Mas agora envolve o verbo SER. Este vai concordar com o substantivo horas. Portanto, se estamos falando de uma hora, o correto é usar no singular: "Agora, É uma hora da tarde."

5) "Seguem ANEXO os documentos."
Dica: ANEXO tem o mesmo valor de ANEXADO. Por isso, deve concordar com o substantivo a que se refere. Neste caso, o correto é: "seguem ANEXOS os documentos" ou "segue ANEXA a planilha" ou "o relatório solicitado está ANEXO." Por outro lado, a forma EM ANEXO é invariável e, assim, não vai flexionar em gênero (masculino e feminino) e nem em número (singular e plural). Então, você pode escrever: "Os documentos seguem EM ANEXO" ou "A planilha segue EM ANEXO".

6) "Depois dessa falha, a situação aqui ficou RUSSA."
Dica: Russa (com ss) é uma referência a algo ou alguém proveniente da Rússia. Mas se você quiser usar a gíria brasileira para designar uma situação complicada e difícil, o correto é com "Ç": "Depois dessa falha, a situação aqui ficou RUÇA."

7) "Desde que você chegou, HOUVERAM muitas discussões na empresa."
Dica: é importante lembrar que o verbo HAVER, no sentido de existir ou acontecer, é impessoal, isto é, não tem sujeito. Com isso, só pode ser usado no singular. A forma adequada é: "Desde que você chegou, HOUVE muitas discussões na empresa."

http://noticias.r7.com/blogs/portugues-de-brasileiro/portugues-dicas-rapidas-e-uteis-20141210/

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }