SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 12 de setembro de 2017

O SEGREDO DE TEUS OLHOS CAPITU


Dona dos olhos mais enigmáticos que alguém já pudera ver ou se quer imaginar, Capitu continha consigo o maior dos segredos. Ao contrário do que o próprio Dom Casmurro pudesse contestar, algo era certo, o seu olhar lhe tornava o maior enigma.

Como desde jovem, poderia uma menina trazer em seu olhar um brilho único, capaz de conquistar um coração, que mesmo novo, já tinha em si a amargura e o medo da vida. Capitu era assim, sorte de quem a viu, de quem se apaixonou, de quem se permitiu ser levado pelo encanto de seus olhos.

A espontaneidade morava em si. Seus passos faziam a dança, conduziam o leitor, como também conduziu e deixou-se ser conduzida por um grande amor. Até mesmo donos dos olhares mais sedutores e convincentes da literatura, dos protagonistas das maiores loucuras da vida, já se permitiram serem levados pelo ritmo da dança, pela beleza de um olhar e pelo calor de uma paixão. Capitu apenas ouvia as batidas do coração, se deixou guiar por ele.

A espera por Bentinho se tornou um dos infinitos mais preciosos a Capitu. Regado por uma saudade imensurável e a uma mistura de lembranças, os dias foram sendo conduzidos pelos sonhos e esperanças. A cada instante seu olhar amadurecia, e junto a ele crescia o mistério de sua beleza e singularidade.



Talvez a postura de Capitu, não se resuma aos dias em que Bentinho se manteve ausente, mas a espera infinita que a rondou. Ela, nem tão pouco ele compreenderam o poder de seu olhar, não conseguiram visualizar a real mulher que Capitu havia se tornado. A solução era mais simples do que imaginado, apenas bastaria que sua visão fosse além e enxergasse também a beleza de sua alma, desvendando assim, o mistério que era o seu amor.

Olhos de cigana obliqua e dissimulada. Foi tudo o que conseguiu interpretar. Quem dera Bentinho tivesse se deixado conduzir pela luz de seu olhar. Dizem que os olhos são as janelas da alma, como pudera então Capitu não ter a alma mais inimaginável do mundo? Volto a repetir, sorte mesmo foi de quem pode olhar em seus olhos, e escolher acreditar neles, ou até mesmo a duvidar.

O mistério talvez tenha dados aos mãos ao medo e a insegurança, optando pela desconfiança. Sei somente, que olhos que um dia se apaixonam, são os mesmos que irão amar a eternidade de lembranças e memórias que o próprio coração construiu. O segredo, nasce e morre junto com cada um, com cada olhar.

Há certas respostas, que por mais que busquemos nunca as alcançaremos, pois fazem parte de um domínio intocável, o mais profundo da alma de cada ser. Existem perguntas, assim como respostas que talvez seja conveniente deixar longe dos olhos de quem nunca saberia como enxerga-las.


LITERATURA POR 

© obvious: http://obviousmag.org/em_cada_esquina/2017/o-segredo-de-teus-olhos-capitu.html#ixzz4sUnv2Xei

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }