SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sábado, 19 de março de 2016

NEGAHAMBURGUER X DITADURA DA BELEZA


Dieta para o verão, esteja linda na praia, a tendência do inverno, o penteado do outono, boa forma, pronta para arrasar, barriga negativa, o biquíni que cabe no seu corpo, de ex gordinha a musa. São tantas as manchetes nas capas de revista, nos programas de TV, nos anúncios do facebook, que é quase impossível não ser atingida por eles e começar a olhar para si mesma, se comparar e em segundos entrar em uma crise existencial de inadequação.

Evelyn Queiroz, artista, é contra tudo isso. Com sua personagem Negahamburguer, ela questiona todos esses padrões, milita contra a ditadura da beleza e o mais importante, nos tira do bombardeio midiático e nos coloca em um campo de paz e normalidade.



Seus desenhos mostram mulheres reais. Gordas, magras, altas, baixas, peludas e disformes. Mulheres que se assumem como são de uma forma impactante. A maioria está nua ou seminua, algumas estão comendo guloseimas, outras em posições eróticas e sensuais. Todas com rostos angelicais e o mais importante, passam a sensação de que estão muito, mas muito à vontade com seus corpos, sejam eles da forma que são.

O trabalho de Negahamburguer traz três mensagens importantíssimas ao meu ver. A primeira é para as mulheres se aceitarem do jeitinho que são e valorizarem a sua beleza e sensualidade mesmo que seus corpos sejam diferentes do que a revista diz como ideal. A segunda é sobre respeito e amor, sobre a aceitação do diferente, sobre o quanto a sociedade deve parar de discriminar o que está fora do padrão. Em uma matéria da revista TPM, Evelyn diz: "Todo o julgamento sobre o corpo feminino é falta de amor e respeito com o próximo, então é isso que eu mais quero comunicar." A terceira é quase um grito contra a ditadura do corpo perfeito, do poder do corpo magro evidenciado pela mídia a cada segundo

Se pararmos para pensar, não é nada interessante para a grande indústria da beleza que a mulher se aceite do jeito que é. Há uma gama gigantesca de produtos a serem consumidos em prol da beleza imposta. Vamos a eles: clínicas e aparelhos de estética, todo o mercado de cirurgia plástica que deve gerar lucros estratosféricos, cosméticos que prometem milagres, remédios emagrecedores, produtos naturais que prometem mais um outro tanto de milagres e outra infinidade de elementos.

Tudo isso vendido de uma forma um tanto cruel, dizendo a todos que só com um corpo perfeito você vai conseguir ser feliz e a Evelyn Negahamburguer está dizendo com a sua arte: - peraí, não é bem assim!

Ela está nos muros da cidade de São Paulo, em graffitis, está em aquarelas e nanquins, está em postes e muros no formato de lambes, está em livro recheado de ilustrações e depoimentos de mulheres que algum dia foram discriminadas por serem o que são. Está também no Facebook, na página Negahamburguere já está adentrando os nossos corpos e corações.

Espero, de todo o coração, corpo e beleza real, que o trabalho de Evelyn transforme um pouquinho a mente e os olhos dos imperfeitos e reais desse mundo. Que sua mensagem espalhe amor e respeito, pois ela é extremamente importante para a sociedade atual.

Uma pequena amostra dos seus desenhos:






© obvious

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }