SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

"Por que o ‘desapego material’ é uma expressão entre viajantes?" por Guilherme Tetamanti




Ao viajar e conhecer diferentes estilos de vida ao redor do mundo, ver que pessoas vivem muito mais felizes sem precisar comprar, gastar e consumir desenfreadamente, me abriu os olhos e hoje sei que preciso de muito menos para viver bem e feliz. O melhor disso tudo, é que posso economizar e gastar mais com viagens.


O desapego material nas viagens

Quem ficou viciado em viajar sabe, daqui pra frente grande parte de sua poupança vai para a próxima viagem. Mesmo assim, é importante saber controlar os gastos também durante as férias,volta ao mundo…o que seja. Claro que gosto de ficar hospedado num mega resort, mas será que irei mesmo aproveitar as instalações ou ficar rodando o dia todo e apenas dormir por lá??? Adoro comer em restaurantes chiques, mas não será melhor conhecer a culinária local nos mercados populares, barraquinhas e na rua???

O que aprendi e procuro sempre aplicar em qualquer viagem é aproveitar o dinheiro com o que realmente me importa. Quero sim um mínimo conforto para dormir, mas prefiro gastar com atividades e, obviamente, ficar mais tempo viajando.

O fato é: não precisamos de muito. Estamos acostumados a acumular, ter dez pares de sapatos, inúmeros jeans, relógios, sempre no plural…isso acaba nos influenciando no momento de arrumar a mala e partir para uma aventura. A mala quase não fecha, ou estou errado??? Estamos sempre tão acostumados a ter tudo a mão, que levamos esse costume para um viagem. Pergunta: você realmente usa tudo o que leva na mochila???

Outra maneira de praticar o desapego é deixando de comprar souveniers, bugigangas e lembrancinhas que a gente nunca usará. Se você faz coleção de imãs de geladeira, ok. Agora ficar comprando camisetas, canecas ou qualquer outra coisa apenas por querer levar algo pra casa, isso não faço mais.


O desapego material nos viajantes

Sei que posso estar generalizando, mas sempre noto esse tipo de desapego em muitos viajantes. É fácil perceber que não ligam por aparecer com a mesma roupa em várias fotos, pensando em viajar mais leve e confortável. Imagine ter que carregar uma mega blaster mala de 20 kg + mochila de 5 kg quando estiver chegando em uma das ilhas da Tailândia. Colocar e tirar a bagagem do barco, andar na areia, procurar o hotel…enfim, posso dar milhões de exemplos para te convencer a levar o mínimo possível dentro da mochila. Faça isso!!!

Com o tempo também fui trazendo isso para o meu dia-a-dia, cada vez com menos necessidade de bens materiais. Não faço questão de ter o melhor carro, nem de comprar roupas de marca, muito menos de gastar minha grana em baladas…tudo vai para a poupança. Tudo bem que seja uma parcela pequena, mas fico feliz em ver um número maior de pessoas acumulando menos e viajando mais, aproveitando melhor a vida.

Certa vez li uma frase de Mahatma Ghandi: “a posse daquilo que você não precisa, é furto”. Foi viajando que fui entender o que realmente significava e comecei a viver a vida focado apenas no que realmente me faz bem. 

Você é consumista ou pratica o desapego?

Quando criei o projeto viagem de volta ao mundo em 365 posts sabia que a viagem seria o estalo para transformar toda a minha vida. Ainda não tive a noção exata da dimensão de tudo, mas já consigo ter uma boa ideia de como funciona a rotina de um viajante. Este é o 338º artigo, veja também outras curiosidades sobre a viagem:
7 sinais mostrando que você nunca vai parar de viajar;
30 fotos que te deixarão com vontade de viajar agora mesmo;
10 sinais mostrando que você está pronto para viajar o mundo;
10 dicas para organizar um mochilão (Será que você concorda?)
A eterna saudade dos amigos de viagem.

Fonte:http://www.queroviajarmais.com/desapego-material-viajantes/

Leia mais: http://www.queroviajarmais.com/desapego-material-viajantes/#ixzz3hlCMPB9q
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike
Follow us: @queroviajarmais on Twitter | QueroViajarMais on Facebook

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }