SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sábado, 29 de agosto de 2015

Artista com Alzheimer faz autorretratos por 5 anos


Autorretrato em 1967

Em 1995, o artista inglês William Utermohlen foi diagnosticado com Alzheimer. Apesar da doença devastadora - certamente uma notícia que ninguém gostaria de receber -, o pintor decidiu lançar-se a um projeto secreto.

Até sua morte, em 2007, ele dedicou-se a produzir autorretratos, com um período de diferença de aproximadamente um ano. Neles, Utermohlen documenta, com uma poesia e crueza impressionantes, o gradual declínio de sua mente, afetada por conta da doença.

Em um artigo, sua viúva, Patricia, explica de forma perfeita porque as obras a seguir são tão poderosas. "Nestas imagens podemos visualisar com uma profunda intensidade o esforço de William para explicar, através da pintura, as alterações em sua personalidade, seus medos e tristeza."

Para o expectador, é difícil precisar se as mudanças nos retratos se devem à perda de suas habilidades artísticas ou a mudanças em seu estado psicológico. Em todo caso, eles documentam a turbulência emocional de um artista observando a própria mente afastar-se gradativamente de si.

É a arte engrandecendo a vida, apesar de suas vicissitudes.
Autorretrato em 1996


Autorretrato em 1996


Autorretrato em 1997


Autorretrato em 1997


Autorretrato em 1998


Autorretrato em 1999


Autorretrato em 2000

Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }