SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

domingo, 26 de julho de 2015

20 espaços inspirados na 'casa dos sonhos'


Considerada a principal mostra do interior paulista dedicada à arquitetura, decoração e ao paisagismo, a Campinas Decor chega a 20ª edição com novidades. O evento, que se estende até o dia 2 de agosto, marca a abertura oficial da ala de expansão do Shopping Iguatemi Campinas. Para a ocasião, espaços de lojas foram transformados em ambientações dos mais de 70 expositores. “Partimos do zero, em uma área concebida inicialmente para abrigar duas lojas, e instalamos uma residência completa”, explica Sueli Cardoso, uma das organizadoras da mostra. Os visitantes conferem a “Casa dos Sonhos”, como definem os organizadores, composta por 52 ambientes idealizados por arquitetos, decoradores, designers de interiores, engenheiros e paisagistas. São mais de 1.500 m² criados especialmente para a mostra, entre quartos, salas, garagem, home, escritórios, espaços gourmet, entre outros. Confira, a seguir, a seleção feita pelaCasa Vogue e inspire-se!

Mostra Campinas Decor
Data: até 2 de agosto de 2015
Local: Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas, SP
Horário: de terça a sábado, das 14 h às 22 h; domingo e feriados, das 14 h às 20 h
Telefone: (19) 3255-7744


Graça Gargantini e Letícia Junqueira
Sala de Almoço
As arquitetas desejavam uma atmosfera descontraída para a área de 22 m² que tinham à disposição. Para isso, elegeram madeira, porcelanato e vidro branco como os principais materiais, e trabalharam com eles a fim de atribuir ares jovens à composição nos tons de branco, fendi e marinho. Instalaram ali uma adega gourmet e uma cozinha escondida, além do sofá em L e da mesa retangular no canto da sala, posicionados no espaço para otimizar a circulação. O painel de lousa termina de imprimir uma vibração irreverente no décor.
_____________________________________________________________________


Elaine Carvalho
Estar e Terraço Gourmet
A arquiteta assumiu o projeto do lounge criado para acomodar convidados durante os jantares promovidos pelo evento. A paleta cinza, marrom, nude e off-white serve como base para a composição, que revela paredes forradas em pedra vulcânica cinza, móveis assinados por designers brasileiros e obras de arte de nomes como Cláudia Melli, Vane Barini, Fabíola Chiminazzo, Sylvia Furegatti e Flamínio Jallageas. Grande parte da iluminação da área de 95 m² é embutida e de LED, com exceção para o uso de abajures e arandelas instaladas em locais estratégicos.
_____________________________________________________________________


Sueli Cardoso e Fernanda Podolsky
Espaço Gourmet
As designers de interiores transformaram a área 74 m² a fim de criar um espaço acolhedor, prático e marcado pelo estilo “clássico repaginado”, como definem. Uma ilha em L capaz de acomodar mais de 10 pessoas acompanha a área de preparo de alimentos, assim como os armários e prateleiras. A iluminação em sancas acompanha toda a delimitação da área do balcão, criando um efeito indireto, enquanto o grande lustre atende a mesa.
_____________________________________________________________________


Janaína Alves Ramalho
Banho das Crianças
Em sua estreia na mostra, a arquiteta e urbanista assina o projeto de banheiro infantil de 10 m², idealizado como um espaço simples, funcional e alegre. O mix de materiais é composto por madeira, espelho e vidro, e a paleta revela tons de azul e lilás. Formas circulares marcam os itens da iluminação – tanto spots quanto luminárias pendentes – e se repetem em outros detalhes da decoração, como tapete e nichos que recebem os ursos de pelúcia.
_____________________________________________________________________


Andréa Barroso
Quarto do Casal
O principal objetivo da designer de interiores era atribuir conforto e ares modernos ao dormitório de 50 m². Para sua 13ª participação na mostra, Andréa trabalhou móveis de linhas simples, papel de parede e porcelanato de grandes dimensões em busca de um estilo contemporâneo. O contraste entre a madeira e o azul traz vida para o ambiente, enquanto a iluminação indireta cria um clima aconchegante.
_____________________________________________________________________


Mariana Oliveira
Quarto do Júnior
O uso de cores primárias e secundárias - azul, vermelho, verde e laranja foi pensado com duas intenções: desenvolver um ambiente moderno e expressar, através da decoração, a personalidade de uma criança ativa que adora aventuras e esportes. Detalhes como o piso vinílico estampado com o desenho de uma quadra de basquete e a cesta do mesmo esporte disposta sobre a cama reforçam o objetivo do projeto. O MDF e a laca são os principais materiais, ressaltados pela iluminação de LED, instalada em spots embutidos no gesso e totalmente automatizada.
_____________________________________________________________________


Leticia Telles e Fabiana Rocha
Spa do Casal
Inspirado na experiência dos banhos turcos, o espaço de 24,6 m² foi pensado pelas arquitetas para estimular os momentos de relax e descontração do casal. Ali, eles vivenciam sons, elementos visuais e sensações de diferentes tipos de banho, como ducha, SPA para os pés e banheira de imersão esculpida em pedra, no estilo dos banhos turcos originais. O espaço reúne elementos naturais, como pedras, bambu, cerâmica e madeira, além de paisagismo vertical com sistema de irrigação e iluminação indireta.
_____________________________________________________________________


Bia Ferrari, Luciana Hakim e Vanessa Viali
Quarto do Geek
O trio de arquitetas assina o ambiente de 28 m² criado para um garoto de 13 anos viciado no universo tecnológico. No estilo contemporâneo e despojado, segundo as profissionais, o dormitório é dividido em dois espaços: produção e lazer. No primeiro, ele pode estudar ou usar a internet em uma mesa irreverente. O tampo do item tem fechamento de vidro e neon, onde expostos todos os componentes de uma CPU. Do outro lado, ele descansa no futon inserido em um tablado, configurando uma cama confortável. O projeto luminotécnico traz trilhos pretos aparentes, pendente retrátril e fita de LED.
_____________________________________________________________________


Maycon Flamarion e Thiago Soares
Banho Compartilhado
Configurar um ambiente contemporâneo, masculino, informal e marcado por linhas retas era o objetivo do arquiteto Maycon e do designer Thiago Soares. Ali, na área de 15 m², brilha a estrutura feita de perfil deaço carbono posicionada no centro do espaço, que funciona como bancada e deixa à mão os itens de uso pessoal. A partir dela, os profissionais distribuíram as demais áreas, como contam, focando em cores neutras e texturas naturais.
_____________________________________________________________________


Cristina Sampaio Franco, Roseana Monteiro e Vani Mazoni
Home Cinema
As profissionais traçaram no espaço de 36 m² um décor que definem como contemporâneo, despojado e marcado pelos vários tons de cinza. O home linear de 7,4 m de comprimento revela sofáitaliano de couro, colchões de apoio, e o carpete, pensado para melhorar a acústica e o conforto. O projeto luminotécnico é composto pelo equilíbrio entre luminárias e LED embutido, inclusive no piso. Além de abrigar a iluminação indireta, o teto feito de bandejas de gesso com aspecto flutuante foi pensado pelas autoras para dar leveza ao todo.
_____________________________________________________________________


Adriana Bellão
Jantar Gourmet
Em sua 12ª participação na mostra, a arquiteta e designer de interiores assina uma ambientação de 35 m², idealizada para a moradora chef de cozinha que adora reunir família e amigos na hora de mostrar suas criações gastronômicas. Adriana elegeu duas mesas de modelos diferentes que, juntas, abrigam até 14 pessoas. A maior parede do ambiente abriga o grande destaque do projeto: o jardim vertical de quatro metros de altura, iluminado por uma claraboia. Ali, coube ainda um buffet e um móvel suspenso para acomodar copos e adornos. As três luminárias pendentes, posicionadas sobre a mesa de jantar, foram desenhadas especialmente para esta mostra por Thiago Soares e executadas em aço cortén.
_____________________________________________________________________


Caroline Sautchuck
Cozinha
A área de 25 m² foi trabalhada pela designer de interiores para tomar forma de um ambiente contemporâneo, capaz de criar impacto visual e marcado pelo luxo, como define. Pensando nisso, a profissional apostou no dourado e no preto, misturando suntuosidade e sofisticação. A madeira e o granito foram eleitos pensando na praticidade e no conforto, enquanto a escolha dos móveis revela uma predileção pelo efeito de pinturas metalizadas. A criação de uma horta vertical proporciona uma decoração alternativa e traz aromas agradáveis ao ambiente, além de possibilitar o uso de temperos frescos no dia a dia da cozinha.
_____________________________________________________________________


Nilza Alves e Rita Diniz
Living
A área disponível era generosa: 79 m². Por isso, as designers de interiores acharam adequado traçar ali o living de grandes proporções, marcado pelo pé-direito duplo, ideal para receber amigos e familiares. O trabalho com itens de designcontemporâneo, com a madeira e lacas compõe um mix sofisticado em tons de branco, preto e cinza. No piso, optou-se pelo porcelanato com aspecto de pedra natural e uma das paredes recebe revestimento de madeira e mármore, com relevos alternados.
_____________________________________________________________________


Fernando e Fabrícia Pellizzon
Oficina
A dupla responsável pela oficina de 15 m² traçou um espaço pensando para servir tanto para clientes que trabalham no ramo quanto para outros que têm a mecânica como hobby e realizam apenas pequenos reparos. Toda a marcenaria é feita de encaixes e cunhas de fácil montagem, a fim de tornar o espaço interessante e prático, como definem os profissionais. A marcenaria feita sob medida inspira-se no próprio objetivo do espaço: servir como ponto de confecção de trabalhos manuais. A iluminação embutida cria uma atmosfera aconchegante, enquanto os pendentes industriais trazem charme.
_____________________________________________________________________


Débora Leonardi
Quarto da Escritora de Moda
Inspirado na blogueira Nati Vozza, o dormitório de 26 m² deveria ser contemporâneo, confortável e funcional, como conta a arquiteta. Para isso, ela recorreu a tons de branco, nude, cinza, fúcsia e ao dourado, que aparecem nomobiliário e outros acessórios. Os espelhos misturados com a madeira, no painel, trazem amplitude e marcam o estilo do ambiente. Na iluminação, a decisão da profissional foi equilibrar abajur, spots embutidos no teto e pendentes na área de trabalho.
_____________________________________________________________________


Celina B. Zappellini
Quarto do Mochileiro
Idealizado para um rapaz despojado, moderno e que adora viajar pelo mundo com sua mochila nas costas, o dormitório de 30 m² revela uma bela composição de materiais naturais. Na parede que recebe a cabeceira da cama, se destaca a combinação entre painéis de madeiras e uso de tijolos como revestimento. Os móveis são neutros e têm linhas retas, enquanto o enxoval mistura algodão e jeans. A iluminação é pontuada por pendentes ultramodernos.
_____________________________________________________________________


Kátia El Badouy
Quarto da Neta
A arquiteta apresentou um décor delicado, acolhedor e mágico, pensado para um bebê. As cores claras, o mobiliário e os objetos foram trabalhados a fim de compor um dormitório de 29 m² clássico, elegante e com toques de contemporaneidade. Opapel de parede - inspirado no desenho das nuvens e que lembra também a textura de pedras – atua com outros elementos a fim de imprimir charme no ambiente, como o berço de madeira centralizado. Destaque para o lustre holandês, pontuado por minilâmpadas, que remete a galhos delgados de uma árvore.
_____________________________________________________________________


Eliane Ferrari Cardoso e Fernanda Catarine Gonçalves
Home Office
Trazer móveis corporativos para a residência foi a ideia inicial das designers de interiores. Isto definido, elas traçaram então seu espaço de 30 m², que equilibra tons de caramelo, marrom, preto e azul, e materiais como a madeira, couro e tijolo aparente - tudo pensado para atribuir conforto, aconchego e elegância. Destaque para o pendente de aço martelado, que confere personalidade contemporânea aoambiente.
_____________________________________________________________________


João Jannini e Cristina Sagarra
Bar
Os arquitetos buscaram um espaço sofisticado, agradável e convidativo, onde as pessoas pudessem ficar sentadas conversando por horas. Com pouco mais de 23 m², o projeto tem estilo contemporâneo e toques de rusticidade, segundo os profissionais. As madeiras escuras foram pensadas para trazer aconchego, enquanto os tons azuis ressaltam um caráter atual. A mesa de madeira de demolição e objetos feitos a partir de troncos de árvores descartados, além do uso da bancada e cuba moldadas com porcelanato, reforçam a personalidade do espaço. A iluminação do ambiente revela fitas de LED, usada por exemplo nas estantes, e estruturas embutidas no pergolado.
_____________________________________________________________________


Marina Dal Molin
Ateliê da Perfumista
Criar um espaço de trabalho com atmosfera aconchegante e sofisticada onde a perfumista pode combinar ingredientes e sentir aromas raros da natureza. Com esta ideia, a arquiteta traçou o ambiente, que mescla itens contemporâneos e clássicos e revela tons de cinza, verde e marrom. O teto de nogueira com iluminação indireta é um dos highlights do projeto, assim como a parede de pedra caverna, material rústico muito usado em áreas externas.
Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }