SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Coesão e Coerência

DICA DE REDAÇÃO DO CLUBE DOS ESTUDANTES: Coesão e Coerência

São muitos os alunos que perdem pontos em redação pelo fato de não conseguirem manter a coerência e a coesão em seus textos. Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto.

A coesão nada mais é que a ligação harmoniosa entre os parágrafos, fazendo com que fiquem ajustados entre si, mantendo uma relação de significância.
Exemplo:
Os sem-terra fizeram um protesto em Brasília contra a política agrária do país, PORQUE consideram injusta a atual distribuição de terras. PORÉM, o ministro da Agricultura considerou a manifestação um ato de rebeldia, UMA VEZ QUE o projeto de Reforma Agrária pretende assentar milhares de sem-terra.

Note que as conjunções "porque", "porém" e "uma vez que" ligaram as ideias que estavam sendo estabelecidas, isso é coesão.

Quando falamos sobre coerência, nos referimos à lógica interna de um texto, isto é, o assunto abordado tem que se manter intacto, sem que haja distorções, facilitando, assim, o entendimento da mensagem. Então, o exemplo acima é coeso e coerente. 


Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }