SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

domingo, 9 de novembro de 2014

"Queda do muro de Berlim: um exemplo de coletividade contra a opressão"





Símbolo de opressão e desigualdade, o muro de Berlim foi erguido na época da Guerra Fria, para separar a Alemanha em duas partes: a oriental (socialista) e a ocidental (capitalista). Com isso, os cidadãos de uma parte não podiam transitar na outra, gerando desigualdade.

Cansados dessa situação, os cidadãos – principalmente os da Alemanha Oriental, que sofriam mais com a desigualdade – resolveram se unir e derrubar o muro e a opressão gerada por sua existência. Vários cidadãos marcharam para a fronteira; quem estava em casa viu pela televisão a aglomeração e resolveu aderir ao movimento.



Pouco depois desse ocorrido (que foi em 1989), as duas Alemanhas se reunificaram, e foi permitida a livre circulação dos cidadãos das duas partes do país, antes divididas. Além disso, foi o fim da Guerra Fria.

Esse foi mais um exemplo histórico de que fazer justiça exige coletividade; não se consegue lutar sozinho contra a opressão. Defender uma causa não é suficiente, é preciso se mobilizar, você não acha?
http://comecaki.com.br/





















Vamos comemorar!

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }