SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 15 de abril de 2014

PRÊMIO DEUTSCHE BORSE DE FOTOGRAFIA 2014


Veja algumas das fotografias que estão concorrendo ao prêmio "Deutsche Borse" 2014, um prêmio europeu que escolhe melhores fotografias de 2013, que vai da guerra 'psicodélica' ao autorretrato.


Fotografia de Richard Mosse

O prêmio anual Deutsche Börse reconhece fotógrafos contemporâneos do mundo inteiro que fizeram contribuições significativas para a fotografia Europa no ano anterior. Richard Mosse está nesta lista restrita de artistas. Suas fotografias retratam uma nação em tempo de conflito - no caso, o leste da República Democrática do Congo.

Fotografia de Richard Mosse

As imagens foram captadas por meio do uso de uma tecnologia de vigilância usada em ações militares - um filme fotográfico chamado Kodak Aerochrome. Originalmente desenvolvido para identificar camuflagens em reconhecimentos aéreos, esse tipo de filme usado registra luz infravermelha, que é invisível ao olho humano. Ela capta imagens em tons vívidos de lavanda, vermelho e rosa.

Lorna Simpson também concorre ao prêmio de 30 mil euros, que foi criado em 1996 pela Photographers Gallery, em Londres, para promover os melhores trabalhos da fotografia contemporânea.

Fotografia de Lorna Simpson

Simpson foi indicada por sua retrospectiva no Jeu de Paume, em Paris. O trabalho de Simpson mistura vídeos, fotografia e performances para explorar questões de gênero, identidade, cultura, memória e imagem corporal.

Fotografia de Simpson

Alberto García-Alix foi indicado pela publicação Autoretrato/Selfportrait (La Fabrica Editorial), um livro com autorretratos em preto e branco que documentam quatro décadas da vida do artista espanhol.

Alberto García-Alix

García-Alix registra momentos e experiências íntimas de sua vida num período que vai desde o fim da ditadura de Francisco Franco na Espanha (1976) até os dias atuais.

Fotografia de Alberto García-Alix

O artista alemão Jochen Lempert está entre os finalistas pela mostra que leva seu nome, realizada no museu Hamburger Kunsthalle em setembro de 2013.

Fotografia de Jochen Lempert

Originalmente um biólogo, Lempert usa a fotografia desde o início dos anos 1990 para estudar humanos e a natureza. A mostra com os finalistas de 2014 do Börse ficará em cartaz na Phtographers' Gallery, em Londres, entre 11 de abril e 22 de junho. O vencedor será anunciado em 12 de maio.

Fotografia de Lempert

Um pouco da história do prêmio Deutsche Börse e dos fotógrafos do ano:

Criado em 1996 pela Photographers' Gallery, em Londres, o prêmio de Deutsche Börse elege anualmente o profissional que fez a contribuição mais significativa para a fotografia contemporânea na Europa.

Os trabalhos dos quatro finalistas de 2014 estarão reunidos em uma mostra na própria galeria londrina.

O espanhol Alberto García-Alix concorre pelo livro de autorretratos que lançou em 2013, o alemão Jochen Lempert por sua retrospectiva em Hamburgo, o irlandês Richard Mosse por sua instalação/mostra Enclave na Bienal de Veneza, e a americana Lorna Simpson, pela sua retrospectiva no Jeu de Paume, em Paris.

Mosse se destaca pelas fotos feitas na República Democrática do Congo, país que vive uma trágica guerra civil desde 1998. As imagens, capturadas em um tipo de filme especial - já não mais fabricado - usado em vigilância militar, registram espectros de luz infravermelha invisíveis ao olho humano, dando estranhos contorno psicodélicos à zona de guerra na floresta.

A exposição ficará em cartaz entre 11 de abril e 22 de junho. O vencedor será anunciado em 12 de maio e levará para casa um prêmio de 30 mil euros (R$ 91 mil).

* BBC

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }