SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Desenhando uma identidade japonesa


Mostra enfoca o papel dos museus de design


Exposição The Definition of Self, 2010

“Apesar de o futuro parecer totalmente incerto, o Japão ainda pode encontrar um caminho para sair de sua atual condição. Se há alguma esperança para uma nação que tenha perdido a sua confiança, ela deve vir da ‘criatividade’, ou daquela mágica palavra de seis letras, ‘design’.”

O parágrafo acima é parte de um texto escrito por Issey Miyake em 2003 para o jornal japonês Asahi Shimbun. Nele, Miyake lamentava a ausência em seu país de um museu dedicado ao design. A provocação contida no artigo do estilista ganharia contornos concretos quatro anos depois, com a inauguração, em Tóquio, do 21_21 Design Sight. O museu, dirigido por Taku Sato e Naoto Fukasawa, além do próprio Miyake, abre no próximo dia 25 a exposição Toward a Design Museum Japan, em que reitera os pontos defendidos pelo gênio dos plissados dez anos atrás.
Exposição Irving Penn and Issey Miyake: Visual Dialogue, 2011

A mostra pretende ressaltar a importância de museus destinados ao design, além de fazer um retrato do processo de criação de uma instituição dessa natureza no Japão. De acordo com a ideologia da diretoria do 21_21 Design Sight, os museus não são apenas arquivos que registram diferentes momentos do design e passam-nos para outras gerações, mas são também um espaço para a reflexão sobre o viver humano do presente e do futuro.

Toward a Design Museum Japan faz uma espécie de retrospectiva das 23 exposições sediadas pelo 21_21 Design Sight desde sua inauguração, além de problematizar o papel de museus de design no século 21. Nela, também serão apresentadas museus internacionais, além de instituições japonesas, tendo sempre o design como mote. Objetivando a busca da identidade do design japonês, espera-se que a mostra sirva de guia para os pensamentos de cada pessoa no caminho de formação do futuro museu de design japonês.

“O design é verdadeiramente fascinante. O motivo pelo qual tenho conseguido seguir com o meu trabalho sem fraquejar, e por tanto tempo, é muito simples e direto: é porque a tristeza não tem lugar no ato de desenhar, que contém esperança e é capaz de surpreender e deleitar as pessoas.” Que as palavras de Miyake inspirem a todos, dentro e fora do Japão.

Toward a Design Museum Japan
Local: 21_21 Design Sight
Endereço: 9-7-6 Akasaka Minato-ku
Data: de 25 de outubro até 9 fevereiro de 2014
Museu 21_21 Design Sight, projeto de Tadao Ando


Chocolate Life, 2007, Naoto Fukasawa


Luminária In-Ei, 2012, Issey Miyake


Kamiko, 1982, Issey Miyake


Humidifier, 2004, Naoto Fukasawa


Poltrona Miss Blanche, 1988, Shiro Kuramata


Bowl, 1975, Lucie Rie


Exposição Second Nature, 2008

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }