SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

PEQUENAS SATISFAÇÕES HUMANAS EM FORMATO ILUSTRATIVO


Já pensou em encontrar uma tirinha que define aqueles teus gostos mais estranhos como, por exemplo, o prazer de tirar aquela coisinha que ficou no meio dos dentes? O projeto "pequenas satisfações humanas", criado por Bianca Pinheiro, busca trazer as nossas pequenas satisfações e nós fomos atrás das informações direto da fonte: entrevistamos a ilustradora para conhecer um pouquinho sobre ela e um poucão sobre o projeto.
Confira!


Passar cotonete no ouvido, espirrar, sentar em cima das mãos durante os dias frios, tirar um cochilo revigorador, escutar sua música favorita quando você menos espera, estourar plástico bolha… Qual é o mero mortal que nunca sentiu um pequeno prazer ao se encontrar em meio a uma dessas situações?! São momentos que nos fazem sentir aquela pontinha de satisfação que, mesmo vindo de coisas pequenas e tidas como insignificantes por alguns, acabam fazendo com que um sorriso discreto tome lugar nas nossas faces.

Prazeres, satisfações, alegrias… qualquer que seja o nome ao qual você se refere, uma coisa é certa: você irá se identificar com as ilustrações publicadas na página que já no nome descreve sobre o que se trata, “Pequenas satisfações humanas”.



Para tentar entender um pouco mais sobre essa proposta – que mesmo envolvendo um assunto um tanto quanto subjetivo, consegue ‘decifrar’ pelo menos uma parte do seu público -, resolvi entrar em contato com a ilustradora responsável pelas imagens da página que nos descreve e nos faz rir (já que ela nos faz perceber que essas nossas satisfações, que pensamos ser tão particulares, são, na verdade, quase que universais).

A criadora da página que reúne nossas pequenas satisfações se chama Bianca Pinheiro. Residente em Curitiba, ela trabalha com a ilustração de modo profissional e nessa entrevista ela nos contou um pouco sobre ela, seu trabalho e a sua intenção com o projeto em questão.
——–

Quem é Bianca?

Eu moro em Curitiba, trabalho com ilustração há mais de três anos (tenho um emprego fixo, na verdade), e busco ampliar meus horizontes com freelas de ilustração e produção das minhas histórias em quadrinhos pessoais. Sou formada em Design Gráfico e pós-graduada em História em Quadrinhos. Fiz ainda 2 anos de Letras, mas desisti no caminho. Eu gosto de quadrinhos, de livros, de música e de pessoas gentis.

Como e por quê você começou a ilustrar?

Desenho desde criança. Como quase todo ilustrador, penso eu, eu apenas não parei de desenhar quando cresci. Profissionalmente eu comecei há três anos atrás, só, quando fui contratada como ilustradora pela primeira vez. E eu obviamente gosto muito de desenhar.

Como surgiu a ideia de criar espaços na internet voltados apenas à ilustrações que retratam “pequenas satisfações humanas” ?

Surgiu de uma HQ que eu fiz para meu outro blog, em parceria com outros três quadrinistas, chamado The Flying Cow Fever (ou A Vaca Voadora). Aqui o endereço:http://avacavoadora.tumblr.com/

Eu fiz essa HQ (http://avacavoadora.tumblr.com/post/54597877637) nesse blog. E ela logo começou a ser compartilhada em vários lugares (o Depósito de Tirinhas a pegou pra compartilhar e obteve mais de 19 mil compartilhamentos). E eu já pensava em dar continuidade a ela (fazer o número 2, o 3, etc, etc). Foi meu marido quem sugeriu que eu fizesse um site dedicado somente a isso. E foi uma ótima ideia!



Você tira a inspiração das suas próprias satisfações ou já existe um público que sugere algumas delas?

Eu comecei tirando de experiências próprias, é claro. Coisas que, pelo que pude perceber, a maior parte das pessoas sente também, em diferentes níveis e formas. As sugestões começaram imediatamente. Tenho um arquivo com mais de 50 sugestões que o pessoal me manda e vou fazendo aos poucos. Tem gente que se empolga e manda satisfações muito pessoais (risos) aí não consigo usar. Eu procuro as mais amplas, que atingem todo mundo.

Você tem pretensão de levar esse projeto pra além da internet?

Ah, a gente sempre tem, né? Sonho em fazer produtos com a temática, é claro, dos mais variados. Mas isso a gente deixa pra quando chegar a hora (risos).

Na sua opinião, qual a importância das redes sociais na divulgação da arte contemporânea?

Tem dois lados muito curiosos dessa divulgação nas redes sociais. Enquanto elas ajudam a divulgar muito melhor do que seria possível há, digamos, vinte anos atrás, por outro lado acontece e muito de pessoas só pegarem suas criações e divulgarem sem créditos, fazendo-as se perder por aí. Minha HQ foi um exemplo muito claro disso. Mas é claro que eu adoro a proximidade que as redes sociais (e o mundo virtual como um todo) trazem entre artista e apreciador. Com as minhas HQs eu sinto muito isso, a possibilidade de falar com meus leitores diretamente é maravilhosa.



Para você, o que a arte representa na sua vida?

A arte ocupa um grande espaço na minha vida. Especialmente as artes feitas em quadrinhos. Eu acho que a arte representa de fato o que é a vida, apresentada sob diversos “disfarces” e parecendo muito mais real que textos não-artísticos poderiam alcançar. Eu acredito na arte como o modo de se fazer perceber o mundo ao nosso redor de verdade, uma maneira muito pura de se fazer sentir.

Ao final, pedi a ela eu que resumisse em poucas palavras uma mensagem que ela quisesse transmitir aos leitores desse amado espaço vinculado a obvious que fala sobre arte… Sucinta – e com um tom de despedida -, Bianca declarou: ”Citando Chris Ware no conselho mais importante do mundo: ‘Seja gentil com as pessoas’. Acho que a gentileza é a base pra tudo”.

E não é a mais pura verdade?!

Para conhecer mais sobre o trabalho de Bianca, você pode curtir a página no facebooke acessar o tumblr do projeto. Não esqueça de curtir a amada página do Blog Venturarte para ficar sempre por dentro das nossas publicações e devaneios lá, direto da fonte!




Fonte:http://lounge.obviousmag.org/venturarte/2013/08/pequenas-satisfacoes-humanas-em-formato-ilustrativo.html

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }