SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

A maior escultura interna do mundo


A 1ª instalação solo de Christo na Alemanha


As esculturas temporárias de Christo costumam chamar a atenção e bater recordes. Desta vez, é o interior do Gasometer Oberhausen, na Alemanha, que se vê preenchido por uma de suas obras. O Big Air Package, feito com 20.350 m² de poliéster semitransparente e 4.500 m de corda, tem 90 m de altura, 50 m de diâmetro e pesa 5,3 toneladas. A obra é um marco na carreira de Christo por dois motivos: pelas dimensões, que a tornam a maior escultura já feita no interior de uma construção; e por ser seu primeiro trabalho solo, sem a esposa, com quem colaborou a vida toda. A façanha pode ser visitada até 30 de dezembro.

“Quando a instalação estava pronta, o que vi foi totalmente inesperado”, disse o artista de 77 anos. “Lá dentro, você fica virtualmente nadando em luz”, completou. Para Christo, o espaço interno é o grande trunfo de sua mais recente obra. Embora impressionante, o projeto não é totalmente inédito – ele é a edição mais recente de uma linhagem de “pacotes de ar”. Christo e Jeanne-Claude vêm aperfeiçoando esta ideia desde 1966. A última instalação deste tipo realizada pelo casal foi erguida em Eindhoven, na Holanda, em 1968. A escultura tinha então 85 m de altura e 10 m de diâmetro.

Além do sistema de cordas, dois grandes ventiladores mantêm a estrutura de tecido de pé. A iluminação que atinge a escultura vem das luzes do próprio Gasometer e de 60 projetores adicionais. O resultado é, no interior, uma bela e poética luz difundida. “É quase como estar dentro de uma catedral com 90 m de altura”, explica Christo.

No nível térreo do Gasometer, com a curadoria de Peter Pachnicke, acompanha a escultura uma mostra que apresenta vários feitos de Christo e Jeanne-Claude. A seleção abrange as últimas cinco décadas do trabalho do casal. O material ali presente é variado: há fotografias, desenhos e filmes. É uma oportunidade de conhecer a obra efêmera e impactante destes dois importantes artistas internacionais.


























Casa Vogue

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }