SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros






Foto Márcio Cabral, Cachoeiras do rio Preto

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) é uma unidade de conservação do cerrado de altitude localizado na Chapada dos Veadeiros, Patrimônio Mundial Natural da Humanidade (UNESCO)considerado reserva da Biosfera, região Nordeste do Estado de Goiás, no Centro-Oeste do Brasil. Foi criado, em 1961, pelo então Presidente da República, JuscelinoKubitschek, com o nome de Parque Nacional do Tocantins, por serem as nascentes mais altas do rio que desce a bacia Amazônica, com uma área 650.000 ha, sendo reduzida varias vezes até 65.514 ha nos dias atuais, na divisa dos municípios goianos de Alto Paraíso e Cavalcante, o uso público só e permitido em 3% deste total, o restante do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é reservado para fins de pesquisa e preservação.



O acesso ao Parque Nacional localiza-se junto ao Povoado de São Jorge à 36 km da cidade de Alto Paraíso de Goiás em estrada parcialmente asfaltada, Nas geocoordenadas 13º51' a 14°10' de latitude Sul e 47°25' a 47°42' de longitude Oeste.



As caminhadas para os atrativos do parque têm em média 4,5 Km de ida + 4,5 Km de volta dando acesso à cachoeira de 80 m e o Salto de 120 m conhecidos como cachoeiras do garimpão, as Carioquinhas o Cânion II e o Cânion I este somente visitado no período de seca. Todas essas cachoeiras e cânions são no Rio Preto, divisa entre os municípios de Cavalcante e Alto Paraíso.




O PNCV Foi reconhecido como Patrimônio Natural Mundial da Humanidade pela UNESCO em Dezembro de 2001.

Entre as espécies da fauna que habitam o parque, cerca de cinqüenta são classificadas como raras, endêmicas ou sob risco de extinção na área. No tocante à flora, já foram identificadas 1.476 espécies de plantas no parque, das 6.429 que existem no bioma Cerrado. Com relação às aves, das 312 espécies destacam-se a ema, o urubu-rei, e o gavião.
Fonte:http://www.chapadadosveadeiros.com/parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros.html

2 comentários:

Júlio disse...

Adorei o post sobre o parque Nacional da Chapada dos Veadeiros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Gente mais que lugar lindo demais!!!!!
Assim, como a Mata Atlântica, o Cerrado é um dos ambientes mais ameaçados do mundo. Essa situação faz com que a região seja considerada um Hotspot de biodiversidade e desperte especial atenção para a conservação dos seus recursos naturais. Bjos

Aline Carla Rodrigues disse...

Vamos combinar com a nossa turma de professores para irmos lá?
Beijos e obrigada por este comentário que também é de grande valia para nós.
Beijos!

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }