SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

SABER QUE O CÂNCER DE MAMA EXISTE NÃO PROTEGE VOCÊ DELE


De nada adianta fugir ou negar; o problema é de todos
cancer-de-mama.jpg
Li a frase acima na página da Breast Cancer Awareness Brasil, quando procurava as primeiras imagens e informações que ilustrariam meus posts sobre o Outubro Rosa. Para quem não sabe, está chegando ao fim a 20ª edição da Campanha Mundial Contra o Câncer de Mama, promovida pelo Grupo Estée Lauder, e que este ano ganhou o tema “Toque de Coragem - Nós acreditamos em um mundo sem câncer de mama. Acredite Também.".
A frase me fez voltar a refletir sobre a falta de iniciativa de milhares de mulheres que ainda não procuram controle médico regular, bem como aos muitos serviços de saúde por este Brasil afora que ainda não conseguem atingir a todas e todos. E morre muita mulher vítima de câncer de mama no país por pura ignorância de pacientes e inoperância das autoridades neste setor.
Escrevi um tempo atrás sobre mulheres que nunca vão ao ginecologista – disse nunca – e que jamais se interessaram em tocar a própria mama. São refratárias; simplesmente cegas e surdas a todos os apelos das campanhas de prevenção que pipocam nas mídias. Sabem que o câncer de mama existe, mas não querem saber.
Por outro lado, há as que conhecem o problema, já conviveram com ele de alguma forma, se autoexaminam e frequentam seus médicos regularmente, no entanto fazem isso em silêncio. Cumprem a obrigação de se cuidarem e acabou. Sabem, mas sabem só para si próprias que o câncer de mama existe.
É preciso saber que ele existe, sim, mas é preciso aprender a se proteger e é preciso aprender a proteger às outras também. Não basta saber que a amiga venceu o câncer, chamá-la de guerreira (uhuuu!) e pronto, já colaborei. O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres em todo o mundo, portanto é um problema nosso, não só meu, nem só seu. É preciso juntar mais vozes nesta campanha, que tem seu ápice no mês de outubro, mas que durante todo o ano necessita de um coro afinado, conclamando a mulherada para que se previna sem medo, sem constrangimento. Esta responsabilidade é de todos. Minha e sua.

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }