SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sábado, 24 de novembro de 2012

"A MINHA PÁTRIA É A LÍNGUA PORTUGUESA"


Certo dia um amigo lounger deu-me um feedback de um texto que eu tinha escrito, como é normal fez algo que é deveras salutar e apontou-me uma pequena falha numa palavra. O problema é que eu não percebia qual era o erro, tinha a certeza que a palavra em questão estava bem escrita. No entanto fiquei intrigado e fui pesquisar, e nesse dia descobri que a palavra "psicadélico" não existe no Brasil, sendo usada a palavra "psicodélico", assim como "quotidiano" é "cotidiano". A minha "barra cultural" subiu uns furinhos, e nesse mesmo dia fiz também um amigo do outro lado do oceano. Foi uma partilha de experiências bastante simples, mas que demonstra o poder, a beleza e principalmente a singularidade que é falar, escrever e ler em português.
Como falante de português e Português que sou, sempre achei que os outros povos tinham uma certa admiração e até inveja da nossa língua. É um dos fenómenos estranho, os espanhóis dizem sempre que não percebem os portugueses...como assim? Eu percebo praticamente tudo o que dizem os espanhóis...será este um exemplo de inveja...? Por certo eles têm mais falantes, mas sem dúvida que é o português a língua mais sensual, bela, calorosa e versátil, pelo menos para mim.
Mas isto é apenas na minha cabeça...e se a Mafalda falasse português, mudaria a sua mensagem, o impacto seria diferente? Penso que não, mas a Mafalda há muito deixou de ser Argentina...ela é de todas as nacionalidades, para que nunca esqueçamos que contestar é bom, que a diferença é boa, que mesmo algo tão geral como a língua portuguesa. A nossa língua é especial, (também) porque encerra em si mais do que vemos à primeira vista.
0000.jpg
A língua por si só é um elemento primordial de ligação entre povos, e a língua portuguesa é falada sensivelmente por 220 a 250 milhões de pessoas no nosso planeta. No entanto por vezes fico com a sensação que nos conhecemos tão pouco uns aos outros, conhecemos referências de um país e pouco mais, Amália e Chico Buarque, Machado de Assis e Pessoa, Oscar Niemeyer e Siza Vieira, Paula Rego e Malangatana.

As Artes são um meio de nos conhecermos por excelência, sejam elas de que quadrante forem. Mas neste caso tenho também de dizer, que a arte por si só é outro elemento primordial de ligação entre povos, seja através da força de uma instalação de Vik Muniz ou de uma selecção de poesia, que pode ir de Drummond a Florbela Espanca. Mas a selecção de hoje recai sobre a música, a arte que permite que nos unamos em sintonias perfeitas...
00000.jpg
É comum ver comentários de não falantes do português, à beleza não apenas das músicas, mas também da sonoridade e riqueza poética que a nossa língua possui.
Celebra-se actualmente o Ano de Portugal no Brasil e o Ano do Brasil em Portugal, uma série de eventos em ambos países, onde se pretende dar a conhecer as novas realidades destes países através da cultura e não só. Consulte e faça parte desta troca cultural.
Um documentário que qualquer falante de português deveria ver, e assim conhecer a diversidade e beleza da sua língua. Língua - Vidas em Português é documentário de 105 minutos co-produzido por Brasil e Portugal e filmado em seis países (Brasil, Moçambique, Índia, Portugal, França e Japão).
Língua - vidas em Português
Como escreveu um dia Fernando Pessoa, ainda que na forma do seu quase heterónimo Bernardo Soares - "A minha pátria é a língua portuguesa".
Gostos musicais à parte, fica uma pequena seleção de artistas que cantam em Português, de Portugal de Angola e do Brasil. Uma música num Português mais standart, e outra com mais uso de calão, que é onde a língua ganha forma, cor e sabor, é onde a língua ganha corpo. Porque a beleza de uma língua também se verifica na sua homogeneidade.
Banda: Mesa - Voz: Mónica Ferraz com a colaboração de Rui Reininho(GNR) - Portugal
Artista: Anselmo Ralph - Angola
Artista: Malú Magalhães - Brasil
Artista: Sam the Kid - Portugal
Artista:Conjunto Ngonguenha - Angola
Artista:Marcelo D2 - Brasil

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }