SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

DOWNTOWN FROM BEHIND



Uma câmera, uma bicicleta, o centro de uma grande cidade, uma pessoa pedalando por ele e o olhar de uma fotografa australiana, esse conjunto de coisas fazem esse projeto especial, retratando o contraste da calma e tranquilidade com o caos existente nos grandes centros urbanos. Um conjunto de bela imagens tendo como plano de fundo o Centro de Nova York.

Foto Projeto Downtown From Behind
Quando se fala em centro da cidade o que vem a nossa cabeça é caos, quando se fala de centro da cidade daquela que é o coração do mundo o caos é inimaginável, mas a fotógrafa Bridget Fleming nos faz relaxar com lindas imagens de pessoas de bicicleta no centro de Nova York, são mais de 200 ruas e avenidas abaixo da 14th street. O resultado é um retrato do ambiente de cada rua destacando um conjunto de indivíduos, emergindo e estabelecidos, cada um exclusivamente contribuindo: cultural, social e fisicamente, para fazer esta parte de Nova York que ela é hoje.

Foto Projeto Downtown From Behind
Tudo começou quando a fotografa australiana foi passar umas férias em Nova York, elas e uns amigos filmavam o dia-a-dia entre seus cafés favoritos, bares e livrarias na cidade, a ideia inicial era um projeto em vídeo com a mesma ideia, filmar em cada rua a partir da 14th street. Mas a primeira imagem tirada ainda na Broadway caiu nas graças da fotografa por conta do senso de humor que passava a imagem, a partir daí nasceu o projeto DFB NYC (Downtown From Behind New York City), e também pelo fato da bicicleta passar uma mensagem ambiental, contrastada com o cenário de um grande centro urbano.

Foto Projeto Downtown From Behind
Apesar do clima descontraído e espontâneo as imagens foram planejadas, com exceção de talvez umas 3, a fotografa gosta de conhecer o assunto antes do dia da foto, discutir uma direção, o que seria mais autentico para os modelos, para a rua, algo para se tornar relevante entre outros fatores que ela considera importantes, mas no dia tudo acontece naturalmente, e dependendo do trafego e transito as fotos duram de 20 minutos a 1 hora.

Foto Projeto Downtown From Behind
O Projeto DFB NYC está essencialmente quase completo e ela pretende exportar para outras cidades e outros países. A fotografa fez uma série especial para o Salone Internazionale del Mobile em Milão e no inicio de dezembro estará em Miami, depois na Austrália e no inicio de Janeiro já China.

Foto Projeto Downtown From Behind
Enquanto ela não aterrissa pelo Brasil, nos basta curtir o Tumblr do projeto, com belas imagens e uma breve descrição da foto, que até à data incluem designers industriais, arquitetos, diretores de criação, empresários, hoteleiros, artistas e acadêmicos.

Foto Projeto Downtown From Behind

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }