SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

3.500 degraus e 1.000 anos de História



  (Foto: reprodução)
Paredões de escadas que parecem não ter fim chegam a hipnotizar os visitantes do poço Chand Baori, no vilarejo indiano de Abnaheri, tamanho o impacto visual que ele é capaz de provocar. Erguido entre os séculos 8 e 9 e considerado um dos maiores do mundo, o poço tem 3.500 degraus distribuídos em escadas tão alinhadas que parecem flutuar. Com uma profundidade equivalente a 13 andares, o local é um dos pontos turísticos mais admirados da Índia e foi, durante séculos, a principal fonte de abastecimento de água para a região do Rajastão, próximo ao Grande Deserto Indiano - na divisa com o Paquistão.
A impressionante arquitetura de mais de 1000 anos, além de fazer parte do patrimônio histórico da Índia, atrai milhares de pessoas em dias muito quentes, já que a temperatura interna em seu interior costuma ser de 5 a 6°C mais fresca que a externa. O consumo da água, porém, é desaconselhado (como se pode deduzir pela sua aparência).

Construído pelo rei da Dinastia de Nikumbha esse marco arquitetônico hoje também serve como cenário para filmes indianos e, recentemente, abrigou filmagens do último episódio da trilogia de Batman –
 The Dark Knight Rises.Das quatro paredes, três recebem estreitos e alinhados degraus, enquanto na quarta existem alguns pavilhões – um construído em cima do outro – revelando nichos com belas esculturas religiosas e até mesmo uma residência real, com quartos e um espaço para representação das artes.
  (Foto: Reprodução)

 
  (Foto: Reprodução)

 
  (Foto: Reprodução)

 
  (Foto: Reprodução)

 
  (Foto: Reprodução)

 
  (Foto: Reprodução)

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }