SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Crochetando Vidas, de Porciúncula


O Grupo Crochetando Vidas, de Porciúncula, desde que foi criado em 2009, tem se destacado na realização de atividades artesanais na região. A bola da vez é a fabricação de colares e cintos, feitos de sobras de retalhos de malhas, doados pelas confecções locais. São diversas lojas em todo o Estado do Rio de Janeiro, que estão se interessando cada vez mais pelos produtos fabricados pelas artesãs porciunculenses. 
A equipe é formada por mulheres carentes que são assistidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que é vinculado à Secretaria Municipal de Promoção Social de Porciúncula.
Com cursos de costura industrial, pintura em tecidos e Bauer, oficina de marcenaria, crochê e tricô, o Centro de Aprendizagem de Porciúncula, também gerido pela Secretaria de Promoção Social, é o palco que as artistas necessitam para desenvolver o seu excelente trabalho.
Através da oficina de costura industrial, que ensina a trabalhar com máquinas utilizadas em confecções, o Projeto já inseriu várias alunas no mercado de trabalho.
O prefeito Antonio Jogaib ficou empolgado com o resultado apresentado pelo Projeto em tão pouco tempo de atividade.
- É muito gratificante vermos o sucesso do Crochetando Vidas. Isso comprova que o apoio que damos ao artesanato de Porciúncula está gerando resultados positivos – disse o prefeito.
Depois do trabalho realizado para a rede de lojas Richards, a equipe do Projeto Crochetando Vidas está negociando com mais duas empresas do Rio de Janeiro, para a produção de peças encomendadas de crochê.

SECRETARIA DE CULTURA TAMBÉM APOIA O PROJETO
Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o trabalho está conquistando novos campos. Recentemente, os produtos foram expostos no Salão Estadual de Turismo, em Paraty, onde a secretária de Cultura, Eloiza Murucci esteve representando o município. Na oportunidade, começaram os entendimentos com um casal de italianos, que se interessou pelo trabalho, criando perspectivas de negócios para o Grupo.
Os produtos, que também já foram expostos na Loja Mutações, no Rio, têm conquistado as prateleiras dos stands de várias feiras, exposições, congressos e eventos artesanais em todo o Brasil, com direito a convite para participação em debates, como é o caso da Feira de Cinema de Angra dos Reis-RJ.
Os resultados animam também Débora Coutinho Leme, coordenadora geral do Projeto Geração Trabalho e Renda, que engloba todas as oficinas de aprendizagem.
- É importante mostrarmos que o trabalho de nossas artesãs está sendo valorizado por várias culturas diferentes. Com estes projetos, conseguimos melhorar a auto estima delas, gerar renda extra, qualifica-las para o mercado de trabalho e ainda promover o artesanato de Porciúncula – comentou a coordenadora.
Quem está rindo à toa com todo esse sucesso são as próprias artesãs, que estão cada vez mais felizes com as novas possibilidades que estão surgindo.
– Tudo mudou em minha vida com o Projeto Crochetando Vidas. Espero ansiosamente pelas terças e quintas-feiras para poder realizar esta atividade junto com minhas amigas. Além de aprendermos com a Débora, ainda ganhamos um extra para ajudar nas despesas de casa – disse Conceição Teodoro, entusiasmada.
- Este grupo é uma verdadeira terapia para mim, nos divertimos e temos uma boa relação umas com as outras. Atualmente estamos produzindo cintos e colares de malha – afirmou Dilma de Lourdes.
-A coordenadora nos dá o maior incentivo e a Prefeitura fornece total estrutura para produzirmos e divulgarmos nossas peças pelo Brasil – disse Paula Anacleto. 
Fabiano Júnior
Decom - Porciúncula

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }