SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

A capital do Ceará comemora 286 anos nesta sexta-feira; e o iG fotografou pontos da cidade e comparou com imagens antigas. Não resisti e compartilhei! Veja!


A cidade de Fortaleza completa 286 anos nesta sexta-feira (13). Para celebrar a data, o iG fotografou, na véspera do aniversário, pontos históricos da capital cearense e comparou com imagens de meados do século 19 e início do século 20. As fotos antigas pertencem ao vasto acervo do historiador Miguel Ângelo de Azevedo, atual diretor do Museu da Imagem e do Som (MIS) do Ceará.
Compare o antes e o depois da Praça dos Mártires, conhecida pelos fortalezenses como Passeio Público. De estilo neoclássico, ela data de 1890 e seu nome oficial é uma homenagem a líderes da Confederação do Equador, executados no local. O lugar andou abandonado, virou ponto de prostituição e passou por reformas. Hoje, conta com programação cultural e voltou a ser ponto de encontro dos moradores da cidade.
Veja também as mudanças no entorno do Farol do Mucuripe. Inaugurado em 1871, foi o primeiro de Fortaleza, mas terminou desativado em 1958. O "Farol Velho", como também é conhecido, está no Serviluz, uma comunidade formada por pescadores, a partir da metade do século passado. Por estar em uma região portuária, acabou abrigando também muitos bordéis, que se instalaram lá transferidos do centro da cidade. Ainda hoje muitos seguem em funcionamento.

Próximo dali, na praia do Mucuripe – de onde partem as jangadas a velas para as pescarias – o mar avançou e as edificações também. A faixa de areia ficou estreita, mas o local permanece como um dos pontos turísticos mais visitados da capital.

A imagem antiga da rua Floriano Peixoto, no centro da capital, mostra duas bombas de gasolina, conta o historiador Nirez. A primeira, na frente, é de combustível dos Estados Unidos. A que está atrás é da Alemanha nazista de Adolfo Hitler. Dá para saber pela suástica. A foto é do final da década de 1930, antes de estourar a Segunda Guerra Mundial. 
Fonte : IG

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }