SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Tendências no mundo da arte sob o olhar de Mol-tagge


 Em 2012 as tendências no mundo da arte apontam para novos rostos e o re-exame dos clássicos sob nova ótica estrutural. Neste ano novo prevê-se quebra de fronteiras, polêmicas, variedade, um cenário no mínimo excitante.
Foto:  Leo Caillard

Este post é dedicado,  com carinho especial, 
à escritora e colunista do jornal O Tempo, Fátima de Oliveira

Arte e tecnologia digital

O desenvolvimento digital chegará ao mundo das artes de forma definitiva. A relação público e obras de arte sofrerá alteração permanente. Ao primeiro, acesso sem precedentes; ao segundo, ampliação incontestável de visitação.

Foto:  Leo Caillard

Louvre: um indicativo das novas tendências

Embora tenha mais de 200 anos, o Louvre promete para 2012 uma nova forma de exposição. Os convencionais guias de áudio serão substituídos por cinco mil consoles de videogame, produzidos pela Nitendo, que conduzirão os visitantes através de imagens 3D pelas salas do museu, além de apresentar mapa interativo, comentários sobre as obras em várias línguas e conteúdo especial para crianças. 
Louvre já oferece site atualizado [vale uma conferida], aplicações para smartphones e ipads, que ajudam o público a planejar a visita. 

Foto:  Leo Caillard

Museus na Internet

Além do lançamento do Projeto de Arte do Google, que leva os usuários virtualmente a vários museus do mundo, o ano que passou trouxe o museu virtual da Adobe Digital. A experiência é sensacional, embora ainda não haja tradução para o português. Para quem não conhece ainda, vale uma visita. 
Outra grande inovação é o museu virtual de Valentino Garavani, se não o mais, um dos mais famosos estilistas vivos. Na plataforma usada há detalhes que podem se tornar inconvenientes para alguns, mas não deixa de ser uma inovação digna de nota. Você pode acessar o museu virtual clicando aqui
The Creator Project é outra novidade que chegou em 2011 e que promete revolucionar a arte no mundo digital. O Creator Project é um site dedicado a criatividade, tecnologia e cultura, e quem gosta de arte não pode deixar de conhecer.
Kinetica Art Fair, uma feira produzida pelo Kinetica Museum (Londres), já no seu quarto ano, dedicada à arte cinética, elétrica e eletrônica, não nos deixa mentir: a arte tomou da tecnologia e a elegeu seu mais prolífico suporte (veja em imagens).  

Foto:  Kinética Art Fair

Arte na plataforma digital

A plataforma digital é o mais fértil terreno já encontrado para o exercício da arte [talvez seu suporte definitivo]. No mundo virtual tudo é possível, inclusive [e até], o impossível. 
Entre os muitos artistas no gênero, despontam nomes como o de David Kassan (veja no youtube), ou Kyle Lambert (veja no youtube), com suas criações em ipad. Ou os artistas multimídia Anaisa Franco (brasileira) e Casey Reas (veja o vídeo abaixo).   
É possível perceber algumas inovações através de vídeos postados no youtube, como o de Georg Hackenberg, que apresenta um protótipo de interação 3D. 

Assista ao video do artista multimídia Casey Reas


Street art - Arte de rua ou Arte urbana

Vandalismo para alguns, arte das grandes cidades para outros, fato é que a street art, ou arte de rua, tornou-se uma realidade e uma tendência para 2012. Nomes como os de Ben Flynn, mais conhecido como Ben Eine; Dolk Lundgren, o Dolk; Mr Brainwash; Os Gêmeos e Shepard Fairey nos garantem que a arte urbana veio para ficar. De outro lado, eventos como a NuArt, realizado anualmente na Noruega, desde 2001, e o Projeto Street Art Amsterdam comprovam que a arte urbana veio se firmando ao longo dos anos e hoje é reconhecido como uma vertente viável.

Foto:  Leo Caillard

Arte em mídias não tradicionais

Na onda do ecologicamente correto e das manifestações em favor do verde, artistas como Tim Noble e Sue Webster; o polonês Pawel Althamer, Saimir Strati, Louisa Boyd, Seo Yeong-Deok, Judith Hoffman, Elpida Hadzi-Vasileva e muitos outros, ganham popularidade e têm feito muito sucesso com suas obras de arte em suportes incomuns.
Tudo indica que em 2012 essas novas mídias serão mais e mais utilizadas e conquistarão público cada vez maior. Fiquem atentos!, os suportes inovadores prometem. Já há algum tempo venho preparando material sobre esses novos suportes para criações artísticas para apresentar aqui no Mol-TaGGe neste novo ano. Aguardem!

Galerias de Arte

A nova tendência no mundo da arte não comercial, ou underground, são galerias instaladas em lugares incomuns. A arte levada aos locais mais extravagantes, surgindo em qualquer lugar, nos metrôs, edifícios abandonados, salas, apartamentos vazios... onde estiver a criatividade do(s) artista(s). A tendência vem da Europa em crise – Bruxelas, Berlim e Paris. No mundo da arte, a sensação não é ocupar um espaço formal, mas criar novos espaços. São mostras efêmeras... Pode-se visitar uma delas virtualmente no site Fast Gallery
Outros projetos apresentam idéias semelhantes, como o Projeto Underbelly, que reúne grafiteiros à noite, em locais desconhecidos do público, para lá deixarem sua arte acordar com a cidade. Ou exposições em residências, em lojas, garagens – Garage Art Modern (veja vídeo no youtube) e coisas que tais. 

Fotografia

A grande promessa para 2012 no campo da fotografia já chegou! e tem nome: Lytro. Uma câmera com resposta quase imediata ao seu clique, que capta todos os campos de luz sobre o foco. A máquina está sendo vendida apenas para os Estados Unidos e só tem software para uso em Mac, mas é uma questão de tempo. Você pode ver a galeria de imagens e saber mais sobre a câmera clicando aqui.

 

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }