SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ARTE CAPTADA – Ricardo Franco





ARTE CAPTADA

A Exposição Arte Captada é uma realização do artista plástico Ricardo Franco, que reúne peças que traduzem o seu olhar do cotidiano. As obras expostas são criações que seguem a linha da arte contemporânea, tendo como base a fotografia, outra arte que Ricardo se dedica. A exposição mostra uma série de obras que são resultado da evolução técnica e artística de Ricardo Franco.

São 12 telas que envolvem e encantam pelo contraste, jogo de cores e por sua origem ser tão real. Tendo a fotografia como essência de todas as pinturas dessa série, a verdade no sentimento de cada quadro é mais forte. As telas fazem você viajar a diferentes lugares, diferentes realidades e, cada vez mais, entender o que levou Ricardo a registrar a sua expectativa sobre aquela visão.

Durante os anos que ficou distante da pintura, Ricardo estudou,aperfeiçoou sua arte e entrou numa fase sublime de criações. “Arte Captada” surgiu nesse momento. Com conceito formado sobre a série de obras, era o momento de realizar uma exposição individual. “A reponsabilidade de uma exposição individual deve ser encarada no momento certo. Esse é o momento certo pra mim”, afirma Ricardo.

Nascido em Salvador, em 11 de dezembro de 1974, estudou Artes Plásticas na Universidade Católica, mas o destino e o talento o para comunicação o direcionaram para a publicidade, fazendo com que Ricardo Franco montasse a sua agência aos 22 anos.

Em 2009, como diretor de criação e com sua agência consolidada,Ricardo voltou a namorar as artes plásticas, estudando e aperfeiçoando a sua técnica. Assim nasceu “Esperança”, obra que marca a sua volta. A resposta foi rápida, o reconhecimento também. Ricardo foi muito bem recebido pelos artistas contemporâneos e deles conquistou bastante admiração e respeito. Entre eles estão Leonel Mattos, Antônio Rebouças e Almandrade. “Ricardo Franco, conhecedor tanto das técnicas da pintura como dos recursos fotográficos, parece que brinca com esses recursos e nos brinda com resultados surpreendentes.” Assim,Eduardo Evangelista, crítico da Associação Brasileira de Críticos de Arte, de ne o trabalho de Ricardo.

Motivado com todo esse reconhecimento, Ricardo não parou mais e vem, ao longo desse curto período, construindo um acervo composto por quadros, esculturas e partindo para obras de arte conceituais, com destaque para as obras “Reflexo”, “Revolta”, “Arapuca” e “Caminho”.

O sucesso do seu trabalho, encabeçado pela obra “Esperança”, o levou a receber a Medalha Jean Baptiste Debret pela OAB e o Troféu de Artista de Destaque de 2011 da cidade de Niteroi-RJ. Participou de diversas exposições, entre elas estão o 2º Salão de Artes Plásticas do Saber Cultural (RJ); Exposição 6 Novos Artistas (BA), Exposição 11+22+44 – Uma Homenagem a Raul Seixas; XI Salão de Artes Plásticas da Escola Superior de Guerra (BA); 59º Salão de Artes Plásticas do Clube Militar (RJ); Exposição 40X40 (BA); Exposição Arte Efêmera (BA);Exposição Arte Comestível (BA); Exposição Fim de Ano SINAPEV (BA);Exposição Solidária Reginaldo “Holyfield” (BA).Seus quadros atravessaram o oceano e zeram os olhos dos europeus brilharem no Carrousel Du Louvre, em Barcelona, e no SalãoInternacional de Arte Contemporânea dos Países da América Latina, na Espanha. Esse mesmo salão se interessou em agenciar na Europa o trabalho artístico de Ricardo, que voltou premiado por unanimidade na categoria “Melhor Tema”.Ricardo é um artista que busca no cotidiano suas inspirações. Sua obra revela, envolve e transparece a sua sensibilidade incomum de traduzir o sentimento que existe no real e natural.Portifólio – Ricardo Franco-http://issuu.com/ricardofranco/docs/portifolio_artistico 

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }