SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

"O Chico morre no mar"

Ambiente “O Chico morre no mar”, entrada da exposição. 1000 peixes coloridos feitos de garrafa pet usada no teto, 3.938.000 canudinhos plásticos de refresco na parede, colchões estampados com imagem criada por Ronaldo Frag.
A exposição foi inspirada na pesquisa que o estilista Ronaldo Fraga fez para a coleção desfilada no São Paulo Fashion Week em junho de 2008.

É uma exposição sobre a cultura popular presente às margens do “Velho Chico”, interpretada pelo olhar do Ronaldo, e representa o projeto número 1 da moda incentivada pela Lei Rouanet, ou seja, é um projeto pioneiro junto ao Ministério da Cultura e uma abertura de portas para a moda brasileira ser reconhecida como instrumento cultural. Pronac 089325.

A exposição é composta de 13 ambientes, verdadeiras instalações de arte contemporânea, integralmente produzidas por uma ONG, e conta com duas participações muito especiais:
a cantora Maria Bethânia declama o poema “Águas e Mágoas do rio São Francisco”, escrito por Carlos Drummond de Andrade em 1977, e a voz de Bethânia ecoa de 16 vestidos que compõem o ambiente “A Voz do Rio”, ou seja, são vestidos musicais nos quais as pessoas podem encostar e ouvir.
O ator Wagner Moura produziu e narra um documentário sobre a cidade de Rodelas (BA) onde ele foi criado e que foi inundada para dar lugar à barragem da hidrelétrica de Itaparica. É um dos ambientes mais emocionantes da exposição.

Com acesso gratuito, a exposição foi inaugurada em 19 de outubro de 2010, ficando em cartaz até 19 de dezembro de 2010, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e registrou a presença de mais de 40.000 visitantes. De caráter itinerante, a exposição está prevista para circular por cerca de mais 12 cidades brasileiras, começando por São Paulo. E agora chega ao RIO DE JANEIRO.
Rio São Francisco, um rio brasileiro
Palácio da Cultura Gustavo Capanema
Rua da Imprensa 16, Centro, Rio de Janeiro
De 11 de novembro a 10 de fevereiro de 2012

Segunda a sábado, das 9h às 18h.
Grátis

Fonte: Menina na bolha.

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }