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domingo, 20 de novembro de 2011

ARTES

"Qual a função da disciplina Artes na escola? Por que ou para que devemos estudar arte? Porque cai no vestibular?Em casos em que o vestibular não seja específico, não cai. No entanto, o ENEM tem incluído questões que abrangem essa área. Mas não é só por isso que devemos estudar. A arte está presente diariamente na vida de todos nós e isso já é um bom motivo. Estudá-la torna-se muito mais interessante a medida que vamos compreendendo o seu sentido e a sua relação com outras áreas, como História, Literatura e Filosofia. Quem estuda arte tem que saber História, Geografia, Literatura, Psicologia, Sociologia, Biologia (para compreender mecanismos de percepção, por exemplo), Química (para compreender as reações entre diferentes materiais, como tipos de pigmentos), Física (para entender de que maneira as ondas sonoras se propagam no ar, por exemplo). Portanto, arte é um conhecimento bastante abrangente. Muito mais que uma importante fonte de conhecimento nessas diversas áreas. Infelizmente, durante muito tempo foi tratada como uma disciplina recreativa, direcionada a reprodução de trabalhos manuais.

Quase que totalmente ignorada, a música talvez seja a manifestação artística mais próxima da maior parte das pessoas. Estudá-la, além de ser uma forma de aumentar um conhecimento específico, pode ajudar a compreender uma sociedade, bem como seus valores e costumes, apenas para citar um exemplo. A experiência que vivenciamos quando escutamos uma música da qual gostamos talvez seja algo indescritível, não é verdade? Como explicar aquela sensação de prazer, de satisfação, de que aquela música foi feita para você... Esse tipo de experiência é o que realmente importa em arte. E é isso que a faz uma área única. Essa sensação prazerosa que sentimos ao ouvir uma música, ao contemplar uma obra ou assistir uma apresentação de dança é chamada de experiência estética.

A experiência estética é algo de outra ordem, não pragmática, isto é, não tem uma utilidade. Assim como temos os prazeres carnais, a experiência estética é uma espécie de prazer da alma. Para estudar arte é preciso dar-se a chance de abandonar atitudes pragmáticas, como se perguntar: para que serve isso? A arte opera em outros âmbitos, não só nos da lógica.

O filósofo Gaston Bachelard (1884-1962), formado em Físico-Química (e isso o habilita como alguém que se formou dentro de paradigmas científicos), ao tratar da imagem poética (a qual pode referir-se às artes visuais, à música, ao teatro, ao cinema...), sugere que é preciso rompermos com uma atitude científica, racionalista, ao nos depararmos com a imaginação poética: é necessário abandonarmos “hábitos intelectuais”. A imagem poética é singular, única, presente; “não tem necessidade de um saber”. Bachelard considera a imagem poética como algo transmitido “de uma alma para outra” e comenta que, ao lermos um poema que nos agrada, nos identificamos com ele, admiramo-lo, e o poema “nos diz respeito”. Ele ainda afirma que devemos nos entregar à imagem poética sem reservas.

A arte transforma nossa maneira de ver o mundo. Para isso, é preciso nos darmos a chance de nos entregarmos à imagem poética, à beleza da arte e às revelações profundas que esta pode nos dar sobre a humanidade e a experiência de viver.

Assim, ao estudar arte, devemos aproveitar o que ela pode oferecer em termos de conhecimento (sua utilidade imediata) mas, mais do que isso, devemos nos entregar à imagem poética, ouvir a voz do poeta, do artista, de alma para alma"...

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