SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Curiosidades sobre Vincent Willem van Gogh


"Vinhedo Vermelho"
Vincent van Gogh

O pintor Vincent Willem van Gogh nasceu no dia 30 de março de 1853, na vila de Groot-Zundert, no sul da Holanda.

"Vincent" era um nome comum na família van Gogh: o avô do pintor se chamava Vincent, bem como dois de seus tios.

Van Gogh teve um tio-avô homônimo, que nasceu em 1729 e teve uma bem-sucedida carreira como escultor.

Seu irmão Theodorus van Gogh - "Theo" - nasceu em 1 de maio de 1857. Theo sustentou e cuidou de seu irmão por quase toda a vida.

O pintor também trabalhou como missionário e como atendendente em uma livraria.

Em 1875, após ser rejeitado por uma amante inglesa, van Gogh entrou em depressão e mudou-se para Paris, onde morou em um pequeno quarto no bairro Montmatre.

Vincent van Gogh só vendeu um quadro em vida - "O Vinhedo Vermelho" -por 400 francos, apenas 4 meses antes de sua morte.

Entre fevereiro de 1888 e maio de 1889, quando morou em Arles, região sul da França, van Gogh morou com o também pintor Paul Gauguin, com quem teve uma relação pessoal e artística tumultuada.

Às vésperas do Natal de 1888, Vincent van Gogh cortou a orelha direita. Uma das versões atribui o ato a uma vingança contra a amante Rachel, uma prostituta de Arles, no sul da França, para quem teria enviado a orelha ensanguentada dentro de um envelope, depois de saber que ela se apaixonara pelo seu amigo Paul Gauguin.

Outra versão diz que Van Gogh cortou a orelha como autopunição por ter ameaçado Gauguin com uma faca.

Mais recentemente, pesquisadores alemães levantaram a tese de que foi o pintor Gauguin o responsável por cortar a orelha de van Gogh com uma espada. Gauguin teria decepado a orelha do pintor quando van Gogh, transtornado, o atacara. A versão é baseada em cartas de van Gogh a seu irmão Theo e no quadro de Gaughin - "Girassóis sobre uma Poltrona", que, de acordo com os pesquisadores, conteria "pistas secretas" sobre o verdadeiro acontecimento.

A crise rendeu ao pintor holandês dois auto-retratos com a orelha cortada e uma internação no hospício.

O personagem do quadro "Retrato do Pai Tanguy" era o dono da loja onde ele comprava tintas.

Vicent van Gogh produziu cerca de 800 telas, em um período de apenas 8 anos como pintor.

No final de sua vida, o artista teve uma produção intensa: chegou a pintar quase um quadro por dia.

Depois de um período de internação em um asilo, van Gogh voltou a viver com seu irmão Theo, em Auvers, na França. No dia 27 de julho de 1890, van Gogh caminhou até um campo e deu um tiro no próprio peito. O pintor ainda agonizou por dois dias, antes de morrer nos braços do irmão.

De acordo com Theo, as últimas palavras de van Gogh foram "La tristesse durera toujours" ("A tristeza dura para sempre", em francês).

Theo van Gogh morreu de sífilis seis meses depois de seu irmão, no dia 25 de janeiro de 1890.

Os irmãos van Gogh estão enterrados no cemitério de Auvers-sur-Oise, na França.

Em 1890, um colecionador japonês adquiriu o quadro Retrato do Dr. Gauchet - completado apenas duas semanas antes do suicídio do pintor - num leilão por 82,5 milhões de dólares.


5 comentários:

Sonia Salim disse...

Oi, Aline, amei sua postagem! Gosto demais das obras de Vincent van Gogh e também da música de Don McLean a respeito dele. Pura emoção!
A história de vida do pintor nos faz refletir...

Beijos!

@soniasalim

Aline Carla Rodrigues disse...

Eu sou fã deste gênio tão incompreendido pela humanidade. Sua arte misturava-se a própria vida! Emociono-me bastante ao ouvir essa belíssima música. É muito bom compartilhar arte com você Sônia. Saudades! Obrigada por sua participação!

Aclim disse...

As vezes penso ao observar uma obra de Van Gogh que ele tinha dentro de sí algo prestes a explodir. Como uma raiva contida e, ele lançava sobre sua arte este sentimento.

É muito intenso.

Abraço

Aline Carla Rodrigues disse...

Aclim já assistiu o filme " Sede de viver e de pitar de Van Gogh"?
Tenho no blog em postagem antigas, mas é só buscar na caixa de pesquisa e irá encontrar.
Acho que toda a explosão de cores intensas era sede de buscar uma explicação para o momento que ele vivia. Um gênio que pintou 800 quadros, mas só vendeu um, um homem que amou loucamente e não recebeu amor, só o desprezo.

Aline Carla Rodrigues disse...

Retificando: "Sede de viver e de pintar." Bjs.

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }