SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Pinturas e esculturas em livros


São livros empilhados uns em cima dos outros, formando esculturas pintadas pela mão de Mike Stilkey. O artista norte-americano utiliza as capas e a parte lateral dos livros como se fossem telas. Aí, com várias tintas e lápis de cor, desenha e pinta os seus personagens.



escultura, livros, mike, reciclagem, stilkey
©Mike Stilkey, "The Piano Has Been Drinking"

Desde cedo Mike Stilkey mostrou interesse e vocação pelo meio artístico. Nascido em 1975 em Los Angeles, na Califórnia, começou por pegar em páginas normais, depois em páginas de livros e fazer delas o seu instrumento-base para desenhar e pintar. E quanto mais antigas fossem, melhor. Isto porque Mike não gosta de fundos totalmente brancos, como as telas.
escultura, livros, mike, reciclagem, stilkey
©Mike Stilkey.
Há seis anos publicou um livro chamado “100 retratos”, que mostrava 100 imagens feitas em livros antigos. O sucesso foi grande e Mike começou a trabalhar nesta ideia. Para além das pinturas que já tinha realizado, decidiu fazer outras, mas com vários exemplares. O objectivo era empilhá-los numa parede, dando-lhes um aspecto de esculturas, e pintar as imagens nas lombadas. E assim fez.
escultura, livros, mike, reciclagem, stilkey
©Mike Stilkey, "Reminiscent"
Utilizando misturas de tintas, lápis de cor e algum verniz, o artista transportou para os livros toda a sua criatividade. Os seus retratos espelham um mundo de cor e fantasia, cheios de personagens misteriosos e também melancólicos. Ao olhar mais de perto, sugerem-nos um profundo momento de introspecção. Angústia? Talvez saudade? Ou até quem sabe, conformismo?
Mike Stilkey refere que as suas pinturas são influenciadas por vários estilos: “adoro ilustração figurativa, expressionismo alemão e surrealismo”. Quantos aos protagonistas, tanto animais como pessoas são apenas situações recorrentes do dia-a-dia: representam qualquer um, mas não identificam ninguém em particular. Por exemplo, em “Enemy in the House “ – Inimigo na casa, (um dos seus trabalhos), um homem tenta afastar o seu gato de uma cadeira. Esta cena não é mais do que um retrato de uma actividade doméstica comum.
escultura, livros, mike, reciclagem, stilkey
©Mike Stilkey, "Lovers All Untrue"
escultura, livros, mike, reciclagem, stilkey
©Mike Stilkey, "Distinguished"
O artista procura misturar o quotidiano com um toque de humor e uma dose de tristeza e melancolia. Essa é a sua marca. Algumas das suas esculturas ultrapassam a utilização de quatro mil livros para o efeito final, e há quem o acuse de estar a destrui-los. “Então eu explico que só uso livros estragados ou muito velhos, dando-lhes uma nova vida numa obra de arte”.
escultura, livros, mike, reciclagem, stilkey
©Mike Stilkey, "Slightly All The Time"
A obra de Stilkey já passou por diversas galerias e museus nos Estados Unidos e Inglaterra. Veja o site do artista.


Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2011/09/mike_stilkey_pinturas_e_esculturas_em_livros.html#ixzz1XyduDhIc

2 comentários:

Jenifer disse...

Que diferente!Ameei

Aline Carla Rodrigues disse...

Fico feliz por você ter gostado Jenifer! Estava sentindo sua falta em nosso blog. Imenso abraço! Não suma!

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }