SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Toda terça tem no TRIBARTE questões de vestibulares.


Ano 4, n. 11, ano 2011

Esse anúncio retratava aspectos da sociedade brasileira da época, expressando críticas principalmente às condições de:
(A) acesso à escolarização
(B) assistência médico-hospitalar
(C) salubridade nas áreas rurais
(D) integração econômica regional

Alternativa correta: (C)
Eixo interdisciplinar: Política e Cultura
Item do programa: Processo sócio-histórico de constituição da sociedade brasileira
Subitem do programa: Hierarquias e exclusões sociais no processo de transformação do Estado
Objetivo: Discriminar aspecto socioeconômico da sociedade brasileira na década de 1930 relativo às condições de vida das populações.
Comentário da questão:
Nas décadas de 1920 e 1930, a produção de alguns intelectuais brasileiros se destacou pelas críticas feitas às condições de vida das populações do país. Expandiram-se, entre outras proposições, as análises sobre os problemas que comprometeriam o desenvolvimento do Brasil como sociedade moderna, em reflexões acerca dos fatores que reproduziriam o atraso e a pobreza.
O personagem Jeca Tatu, criado por Monteiro Lobato, simboliza essas reflexões quanto às questões específicas que afetavam o ambiente rural. No anúncio publicitário do Ankilostomina Fontoura, o escritor recomendava ao seu personagem remédio que o fizesse trabalhar melhor, em alusão à insalubridade causadora de endemias como as verminoses.

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)
Ano 4, n. 11, ano 2011

Observe a foto do grupo de Lampião e Maria Bonita e o mapa que destaca a área do Nordeste brasileiro onde o cangaço se disseminou nas décadas de 1920 e 1930.
O cangaço representou uma manifestação popular favorecida, basicamente, pela seguinte característica da conjuntura social e política da época:
(A) cidadania restringida pelo voto censitário
(B) analfabetismo predominante nas áreas rurais
(C) criminalidade oriunda das taxas de desemprego
(D) hierarquização derivada da concentração fundiária

Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: Política e Cultura
Item do programa: Processo sócio-histórico de constituição da sociedade brasileira
Subitem do programa: Hierarquias e exclusões sociais
Objetivo: Identificar característica sociopolítica brasileira nas décadas de 1920 e 1930, relacionada à ocorrência do cangaço.
Comentário da questão:
O cangaço foi um movimento social que envolveu populações pobres de áreas interiores do Nordeste. Até hoje, integra o imaginário popular brasileiro com as histórias sobre, entre outros, Lampião, Maria Bonita e seu bando, expressando tanto o valor da rebeldia e do crime, quanto o da coragem e da força daqueles que, à sua maneira, reagiram contra o poder dos grandes coronéis.
O banditismo social protagonizado pelos cangaceiros pode ser entendido como uma consequência da marginalização de segmentos populacionais, causada pela concentração fundiária. A concentração de terras tanto sustentava a supremacia política dos grandes proprietários, quanto garantia a preservação das hierarquias da ordem social vigente nas décadas de 1920 e 1930.

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)
Fonte: Revista do Vestibular - UERJ

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }