SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

"TALL PAINTING" - Caminho das cores por Holton Rower


Holton Rower é o verdadeiro especialista da "tall painting", ou seja, da arte escorrida. O trabalho deste artista plástico norte-americano é muito simples: vão sendo despejadas várias latas de tinta das mais variadas cores sob uma plataforma retangular. O resultado são incríveis pinturas numa espiral psicodélica de tons.

cor, holton, pintura, rower
Rower não trabalha propriamente na linha de pinturas a que estamos habituados. O artista nova-iorquino, nascido em 1962, prefere usar os seus materiais - as suas tintas - de uma forma pouco comum mas bastante criativa.
Em vez de uma tela, escolheu uma plataforma retangular. Em vez de pincéis, o resultado final dar-se-á  através do derramar de várias tintas umas sobre as outras a partir de um determinado ponto, fazendo com que a lei da gravidade se encarregue do resto. Estas fantásticas pinturas, quase autênticos arco-íris, já secas, são transformadas em obras de arte psicodélicas.
É no seu estúdio, em plena Manhattan (Nova Iorque), que Holton Rower dá asas à sua criatividade, fabrica e divulga para o resto do mundo as suas peculiares imagens. Aqui, não há nenhuma ajuda de um qualquer programa informático que as retoque ou preencha com cores fabricadas. Apesar de se parecerem com objetos a três dimensões, é tudo feito manualmente.
cor, holton, pintura, rower
cor, holton, pintura, rower
A arte de Holton, embora bastante apelativa visualmente, não requer estudo prévio nem é exigente em termos de inspiração. São litros de tinta que criam um curioso jogo de efeitos e tons, não deixando ninguém indiferente. Todo o processo de elaboração das peças é, sem dúvida, a etapa mais interessante.
O artista tem vários clientes que encomendam regularmente alguns dos seus trabalhos. Se quiser pode também fazê-lo ou mesmo experimentar em sua casa: basta visualizar o seguinte vídeo, onde Holton Rower contou com a presença de ajudantes que demonstram todos os detalhes.
cor, holton, pintura, rower
cor, holton, pintura, rower




LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }