SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Arte e oralidade - Sugestão de aula através da professora Terezinha Bordignon.

O professor de Português também pode trabalhar arte. 


Os objetivos desta postagem são:
-Desinibir o aluno para falar em público , desenvolver a oralidade, despertar no educando o gosto pelas artes e conhecer as características de importantes obras de arte e seus autores.


BIOGRAFIA DE VERMEER
Johannes Vermeer nasceu em 1632, na cidade de Delft, filho de Reynier e de Digna Vermeer. Durante alguns anos fez seu aprendizado em pintura e em 1653 foi admitido na Associação de Saint Luke of Delft, como mestre.
Vermeer foi um dos maiores pintores holandeses do século XVII, e mesmo sendo tão randiosa, sua obra permaneceu esquecida até meados do século XIX. Somente 35 de suas telas são conhecidas e nenhuma parece ter sido vendida.
Uma grande parte de seus trabalhos retratam cenas domésticas com uma ou duas figuras lendo, escrevendo ou tocando instrumentos musicais. A utilização da luz pelo artista sempre foi feita de forma esplendorosa e suas pinturas transmitiam muita paz, talvez devido às suas próprias meditações e análises do mundo que o cercava. Suas telas apresentam grande precisão na composição e na representação do espaço.
Jan Vermeer faleceu em 1675, em Delft, aos 43 anos.
Fonte de pesquisa: www.arteehistoria.com.br

SUGESTÃO DE ATIVIDADES:
Primeira parte:
-Leitura do texto.
-Pintura com lápis de cor da “Moça com brinco de pérola” , sem mostrar como é a pintura original.
-Após a pintura, mostrar para os alunos as cores da pintura original.


Moça com brinco de pérola - Vermeer
Segunda parte:
Levar cópias de obras de arte:
Reprodução das obras de arte com:
-Colagem de papel ou cascas de ovos, lãs, tecidos, folhas secas...
-Desenho com lápis ou carvão (pode ser de brasa)
-Pintura com guache ou outra tinta
-Pintura com flores...
-Recolher os trabalhos
-Veja alguns modelos! Os alunos têm muita criatividade, com certeza saberão fazer a releitura de forma muito criativa.
Terceira parte:
Trabalho em grupo:
-Os alunos deverão pesquisar biografias de outros pintores:
-Apresentar oralmente a biografia do pintor num cenário como o de alguma tela famosa do artista. Apresentar os personagens atrás de uma moldura caracterizados como na pintura. Atrás da pessoa colar um fundo como o fundo da tela original.
Exemplo com a Monalisa
Fotografar o aluno caracterizado durante a apresentação.
-Marcar uma data para entregar a foto e o texto da biografia digitados


Quarta parte:
Exposição de trabalhos:
-Exposição dos trabalhos da segunda e da terceira parte da sugestão.
-Uma biografia resumida do artista deverá ser colada ao lado da foto, ou os alunos do trabalho explicam aos visitantes.
- Exposição de fotos de manifestações artísticas populares. Veja um exemplo:
Jhoni Morgado pintou esta Monalisa numa singela residência 
em Alto Piquiri, sua terra natal.





 


Versões da Monalisa encontradas na Internet



Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }