SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Prepare-se para o ENEM e vestibulares com questões de ARTES. Lembre-se: toda terça tem no TRIBARTE.

4 - (ENEM, 2008)

Na obra 
Entrudo, de Jean-Baptiste Debret (1768-1848), apresentada acima:

A) registram-se cenas da vida íntima dos senhores de engenho e suas relações com os escravos.
B) identifica-se a presença de traços marcantes do movimento artístico denominado Cubismo.
C) identificam-se, nas fisionomias, sentimentos de angústia e inquietações que revelam as relações conflituosas entre senhores e escravos.
D) observa-se a composição harmoniosa e destacam-se as imagens que representam figuras humanas.
E) constata-se que o artista utilizava a técnica do óleo sobre tela, com pinceladas breves e manchas, sem delinear as figuras ou as fisionomias.


5 - (ENEM, 2009)


TEXTO A
Oiticica, Hélio. Metaesquema I, 1958. Guache s/ cartão. 52 cm x 64 cm. Museu de Arte Contemporânea – MAC/USP. Disponível em:http://www.mac.usp.br. Acesso em: 01 maio 2009.

TEXTO B
Metaesquema I
Alguns artistas remobilizam as linguagens geométricas no sentido de permitir que o apreciador participe da obra de forma efetiva. Nesta obra, como o próprio nome define: meta – dimensão virtual de movimento, tempo e espaço; esquema – estruturas, os Metaesquemas são estruturas que parecem movimentar-se no espaço. Esse trabalho mostra o deslocamento de figuras geométricas simples dentro de um campo limitado: a superfície do papel. A isso podemos somar a observação da precisão na divisão e no espaçamento entre as figuras, mostrando que, além de transgressor e muito radical, Oiticica também era um artista extremamente rigoroso com a técnica.
Disponível em: http://www.mac.usp.br. Acesso em 02 maio 2009 (adaptado).

Alguns artistas remobilizam as linguagens geométricas no sentido de permitir que o apreciador participe da obra de forma mais efetiva. Levando-se em consideração o texto e a obra Metaesquema I, reproduzidos acima, verifica-se que
 (a)   a obra confirma a visão do texto quanto à idéia de estruturas que parecem se movimentar, no campo limitado do papel, procurando envolver de maneira mais efetiva o olhar do observador.
 (b)   a falta de exatidão no espaçamento entre as figuras (retângulos) mostra a falta de rigor da técnica empregada dando à obra um estilo apenas decorativo.
 (c)   Metaesquema I é uma obra criada pelo artista para alegrar o dia-a-dia, ou seja, de caráter utilitário.
 (d)   a obra representa a realidade visível, ou seja, espelha o mundo de forma concreta.
 (e)   a visão de representação das figuras geométricas e rígidas, propondo uma arte figurativa.


6 - (ENEM, 2009) Em Touro Indomável, que a cinemateca lança nesta semana nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a dor maior e a violência verdadeira vem dos deomnios de La Motta – que fizeram dele tanto um astro de ringue como um homem fadado à destruição. Dirigida como um sendo vestiginoso do destino de seu personagem, essa obra-prima de Martin Scorcese é daqueles filmes que falam à perfeição de seu tema (o boxe) para então transcendê-lo e tratar do que importa: aquilo que faz dos seres humanos apenas isso mesmo, humanos e tremendamente imperfeitos.

Revista Veja, 18 fev 2009 (adaptado).
Ao escolher este gênero textual, o produtor do texto objetivou
(a)   construir uma apreciação irônica do filme.
(b)   evidenciar argumentos contrários ao filme de Scorcese.
(c)   elaborar uma narrativa com descrição de tipos literários.
(d)   apresentar ao leitor um painel da obra e se posicionar criticamente.
(e)   afirmar que o filme transcende o seu objetivo inicial e por isso, perde sua qualidade.
BOA SORTE!!!
Obs.: As resoluções saem amanhã no blog TRIBARTE. Bjs.

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }